Sexta 27 de junho





PEQUENA DIGRESSÃO COREOGRÁFICA
com Catarina Resende





CORPO DE PAPEL Nº 2

Release:
Estudo de trânsitos de estado em um corpo.
Projeto cujo cerne é o desenvolvimento de solos com intérpretes diferentes, em peças criadas a partir da metodologia desenvolvida por Alexandre Franco. Esta metodologia consiste no treinamento e na investigação física que prioriza os acionamentos múltiplos das estruturas corporais, ossos, articulações e cadeias musculares, bem como suas possíveis dissociações, associadas a diferentes qualidades de movimentos, a diferentes estados. Ainda não como um produto e sim como uma experiência para a busca de novas conexões corporais, esta investigação propicia um outro diálogo entre as identidades do coreógrafo e do intérprete. Neste pocesso ambos são lançados em ambientes de criação, ora mais restritos ora mais abertos, para a construção coreográfica.
A primeira peça deste projeto, Corpo de Papel nº 1 foi criada para o coreógrafo, intérprete – criador e colaborador Toni Rodrigues, nos Solos do Sesc – 2005.
A peça Corpo de Papel nº 2, tendo como criador-intérprete Alexandre Franco, estreou no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro- 2006.

Ficha técnica:
Criador-intérprete: Alexandre Franco
Pesquisa de Movimento: Alexandre Franco
Trilha Sonora: Bach e Tiago Didac



FRAGMENTOS COREOGRÁFICOS (Diploos + OCORPODOOUTRO)

Diploos:
Historias, corpos distintos e suas relações são a inspiração para a construção destas peças coreográficas. Possibilidades infinitas, onde o peso, impulso e o equilíbrio/desequilíbrio são elementos que interessam na criação dos diálogos corporais.

Ficha técnica:
Concepção, Direção Artística, Coreografia: Teresa Taquechel
Intérpretes: Ana Luisa Vasconcelos, Andréa Chiesorin, Julia Soares, Rogério Andreolli, Gabriela Alcofra, Mônica Pimenta.
Musica: Bernardo Gebara

OCORPODOOUTRO:
A construção desta peça começou com o desejo único de mover, de como mover e de como o outro move. Promoveu-se a idéia de ambiente para a produção coreográfica. Os ambientes propostos foram constituídos ora por um modelo, um corpo/intérprete ou o corpo/coreógrafo, ou ainda por um conjunto de jogos que promovessem a construção de um discurso físico. Estas relações entre intérpretes, ambiente e coreógrafo, proporcionaram, além do levantamento de vocabulário de movimento através de novas conexões corporais, a descoberta de um eixo, de um nexo: aproximações e distanciamentos.

Ficha técnica:
Direção Artística: Alexandre Franco e Teresa Taquechel
Concepção/ Coreografia: Alexandre Franco
Intérpretes: Ana Luisa Vasconcelos, Andréa Chiesorin, Julia Soares, Renata Souza, Rogério Andreolli, Gabriela Alcofra, Fred Bapt, Mônica Pimenta
Pesquisa de Movimento: Pulsar Cia. De Dança e Alexandre Franco
Música: Bernardo Gebara
Figurino: Drea Nune
Operador de Luz: Pablo Rodrigues
Contra-Regras: Fábio Rodrigues
Direção Geral: Teresa Taquechel


DEBATE COM:

Angel Vianna
Bailarina, artista plástica, atriz, coreógrafa, professora, e pesquisadora em dança e em expressão corporal, notório saber pela UFBA em junho de 2003. Fundou com Klauss Vianna, em Belo Horizonte, a Escola Klauss Vianna e o Ballet Klauss Vianna (1959-1963). Dançou sessenta e uma coreografias, em diferentes cidades brasileiras (1950-2006). Integrou o Corpo Docente da Escola de Dança da UFBA (1963-1964), como também o corpo docente do Studio Tatiana Leskova/RJ (1966-1974). Fundou o Centro de Pesquisa Corporal Arte e Educação/RJ (1975), junto com Klauss Vianna e Teresa D´Aquino. Fundou o Gurpo Teatro do Movimento/RJ (1975), reunindo Companhias Brasileiras de Dança. Integrou o Corpo Docente do Conservatório Brasileiro de Música/RJ (1978-1983). Fundou e dirige a Escola Angel Vianna - Curso Técnico/RJ (1983) e a Faculdade Angel Vianna/RJ (2001), da qual é mantenedora. Fundou o Núcleo Coreográfico Teatro do Movimento/RJ (1997). Participa de inúmeras Comissões de representação da dança, em nível nacional e internacional. Escreve e Publica artigos sobre temas relacionados à dança e expressões culturais. Recebeu da Presidencia da República do Brasil a Comenda de Honra ao Mérito Cultural - Brasilia (04-11-99). Indicada ao Prêmio MultiCultural – Estado de São Paulo, como criadora, 2002 e indicada para o Prêmio Jorge Amado – Governo da Bahia, pela obra, em 2005.