
PEQUENA DIGRESSÃO COREOGRÁFICA
Release:
Este solo coreográfico foi construído a partir da pesquisa de dissertação de mestrado de Catarina Resende* sobre a dança na saúde, que se propunha uma análise filosófico-conceitual, mas o processo de organização dos pensamentos e da escrita da dissertação foi tomado por seu próprio objeto de estudo: o corpo e seus movimentos. Ao escrever esse trabalho as dicotomias entre mente e corpo, pensamento e movimento foram sendo desconstruídas a ponto de os pensamentos sobre o movimento serem transformados em movimentos de pensamento, estes por sua vez, passíveis de serem encarnados em, ou concebidos como, movimentos do corpo. Daí, um prolongamento natural do trabalho de pesquisa foi dançar os pensamentos da dissertação. Ao dizer “dançar os pensamentos da dissertação” pode-se entender que a autora-intérprete foi tomada por uma inevitável necessidade de produzir um solo coreográfico para o dia da defesa do mestrado a fim de expressar no movimento e no corpo tudo o que fora analisado em pensamento; buscando uma analogia poética entre os processos criativos da escrita e da composição coreográfica. Dessa forma, o solo foi composto a partir de dois estímulos iniciais colocados em cena de forma indistinta: o conteúdo teórico e o processo subjetivo da elaboração da pesquisa e da escrita da dissertação.
*Referência à dissertação de mestrado Saúde e corpo em movimento: contribuições para uma formalização prática e teórica sobre o método Angel Vianna de Conscientização do Movimento como um instrumento terapêutico, defendida no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ em março de 2008, com orientação do Prof. Dr. André Martins.
Ficha técnica:
- Concepção/interpretação: Catarina Resende
- Tempo de duração: 20 minutos
- Orientação acadêmica: André Martins
- Orientação cênica: André Grabois
- Edição de som: Pascale Girard
- Textos: Catarina Resende
- Vozes em off: Catarina Resende, Pascale Girard e André Grabois
- Músicas: Gustavo Santaola, René Aubry, Yann Tiersen, Émilie Simon, Felipe Rocha
DESASSOSSEGOS
Release:
“Desassossegos” foi construído e apresentado em 2007 para conclusão do curso de Recuperação Motora e Terapia através da Dança da Escola Angel Vianna. Em sua concepção as experiências de corpo-sem-órgãos de cada aluno foi o fio condutor para o desenvolvimento de uma pesquisa individual que move com os desassossegos mais íntimos do ser humano, trazendo à tona o universo das sensações.
“A única realidade para mim são as minhas sensações. Eu sou uma sensação minha” (Fernando Pessoa).
Ficha técnica:
Criação e interpretação: Ana Paula Marques, Camile Sales, Carina Seixas, José Karini, Maíra Martins, Roseane Milani.
Direção: Paulo Trajano
DEBATE COM
Hélia Borges
É psicanalista, graduada em Psicologia pela PUC-RJ 1975. Pós-Graduada (1980) em Psicologia Clínica pela PUC-RJ 1980. Tem Especialização em Terapia Corporal coordenada por terapeutas do Institute of Bionergetic Analysis of New York e em Terapia Reichiana com a coordenação de David Boadella (Diretor do Center of Biosynthesis of London) 1981 -1985. Participou de seminários de Filosofia com Gilles Deleuze, na Universidade de Paris VIII em 1985 e de seminários de clínica psicanalítica com Maud Mannoni e Joyce MacDougall em Paris de 1985 a 1987. Fundou a Escola da Clínica Somato-Psicanalítica em 1995. Fundou o Núcleo para o Pensamento Complexo do RJ, grupo ligado ao NPC de Paris, em 1998. Foi fundadora, com apoio da Fiocruz e do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, de um grupo de pesquisa e desenvolvimento para uma clínica psicanalítica voltada para a população de trabalhadores da construção civil, em 1999. Tem experiência como coordenadora de grupo de estudos em filosofia, psicanálise e clínica psicanalítica no Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos, Sociedade de Psicanálise do Rio de Janeiro, Sociedade Psicanalítica de Grupos do Rio de Janeiro, Sociedade de Psicanálise Iraci Doyle, Clínica Terra Escola de Psicanálise e Livre Associação Psicanalítica. É mestre em Saúde Coletiva pelo IESC/UFRJ em 2002 e doutoranda pelo IMS/UERJ. Lecionou na FAMATH no departamento de Psicologia nas disciplinas de Antropologia e Psicanálise de 2002 a 2004. É professora da Faculdade de Dança Angel Vianna desde 2002, nas disciplinas de Estética e Semiótica; Psicologia do Desenvolvimento, orientadora de Monografia de final de curso de graduação e professora da Pós-Graduação em Terapia através do Movimento e Processos de Subjetivação da mesma instituição. Atualmente pesquisa os processos precoces do desenvolvimento, corporeidade, estética e processos de subjetivação